Há ferramentas na web que potencializam o processo de comunicação. Algumas são derivadas de estruturas tradicionais como o correio, a biblioteca e o banco. "Outras emergiram das características intrínsecas ao novo meio, como a virtualidade, a interatividade e a assincronia", afirma Franco (1997, p.39). Há as ferramentas síncronas, que permitem a comunicação instantânea, como o bate-papo ou chat e o ICQ. E, ainda, as ferramentas assíncronas, como o correio eletrônico ou e-mail, as listas de discussão, fórum, Blog, orkut, Facebook etc.
As modalidades de comunicação podem ser compreendidas como conjuntos de possibilidades de interação mediadas por um software ou família de softwares. Segundo McCleary (apud OEIRAS; ROCHA, 2006, p.1) essas possibilidades são criadas e limitadas pelos valores estabelecidos para vários parâmetros de interação, tais como:
· Número de interlocutores;
· Tempo de espera (demora) entre envio e recebimento de sinal; entre envio do sinal e recebimento de resposta;
· Quantidade de texto permitido por enunciado;
· Limites impostos à revisão e reparo dos enunciados;
· Automatização das operações;
· Métodos de armazenamento, busca, gerenciamento e apresentação das mensagens; e
· Riqueza do sinal (número de canais: só texto, texto e imagem, som, vídeo).
Como a interação face a face dispõe de várias modalidades de comunicação que auxiliam direcionar a informação desejada para o interlocutor, tenta-se criar no meio virtual formas de comunicação que simulem esse mesmo tipo de interação.
2 comentários:
Olá pessoal, parabéns pela postagem.
Este é um assunto muito amplo, afinal temos várias possibilidades de interação dentro da web.
Abraços,
Marianna Panisset
Com certeza, Mariana. Basta explorar estas possibilidades. É o nosso desafio.
Abraço!
Postar um comentário