A internet é um meio onde existe uma gama de recursos e serviços que alimentam as relações e informações para a sociedade bem como a educação.
A internet chegou até as pessoas na década de 90, desde lá tem crescido cada vez mais com suas possibilidades e recursos, e cada vez mais o uso da rede tem se tornado uma grande ferramenta utilizada em larga escala pela educação. Sem dúvida a tecnologia é um ótimo ambiente para informar, mas também é essencial saber educar para a tecnologia na formação de uma sociedade que é movida pela informação através da comunicação.
Os sites educativos, por exemplo, apresentam uma enorme variedade de textos, jogos e multimídias. São de fácil acesso até para quem não tem uma vasta formação tecnológica e são muito atrativos para as crianças.
Crianças que possuem dificuldade de aprendizagem e concentração podem obter grandes resultados quando utilizam outros métodos, como por exemplo os jogos. Eles são um grande atrativo, de forma prazerosa o aluno brinca, aprende e se sente, despertando o seu interesse com uma nova forma de aprender.
Os jogos também contribuem para um desenvolvimento intelectual, o jogador precisa criar estratégias, arriscar, inventar novas formas de jogar, sempre trabalhando a concentração, coordenação motora, agilidade entre outras funções cognitivas.
Para crianças com problemas matemáticos há uma vasta opção de sites e jogos de raciocínio lógico; Para crianças em processo de alfabetização, alguns jogos permitem sua familiarização com as palavras e com as letras; Para as crianças menores há também jogos de meio ambiente, dos animais, das cores, entre outros.
Mas é preciso que o professor e que a família observe se além de proporcionar uma boa brincadeira os sites e jogos também sirvam para o desenvolvimento dessas crianças, e as faça ver o aprendizado como algo interessante.
Recentemente, a revista abril publicou em seu site Educar para crescer, 52 sites educativos, segundo eles sites que divertem e ensinam. Estes sites foram avaliados por sete educadores que colocam suas considerações neste site. Vale a pena conferir.
E você, professor, o que acha dos sites educativos? Que tal experimentar alguns destes sites com seus alunos?
Abraços,
Marianna Panisset.
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário