Imagem da Web.
O termo Web 2.0 surgiu na segunda geração da World Wide Web e foi criado para descrever a tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas através de sites e serviços virtuais.
Sua finalidade principal é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdos.
Conceito de WEB 2.0:
Este conceito estimula a possibilidade de compartilhar. Possui inúmeras possibilidades interativas e colaborativas, acentua a participação dos usuários na Web, aproveitando a inteligência coletiva para organizar mais eficientemente a rede, mas, principalmente, o usuário é o principal produtor de conteúdo.
Sendo assim, a melhor forma para utilizar e explorar as ferramentas da Web 2.0 é conhecer seus aplicativos e suas possibilidades pedagógicas que as mesmas oferecem, e explorar seu potencial utilizando-os para a construção coletiva de novos conhecimentos.
Imagem da Web.
Algumas possibilidades de utilização da WEB 2.0 para fins pedagógicos:
Existem diversas ferramentas e várias possibilidades. Trataremos em especial do uso do Blog (sistema de publicação na Web) por ser extramente conhecido com finalidade educativa e também por se tratar de nosso tema principal neste estudo.
A origem do termo é uma abreviação da palavra weblog:
Web (teia, designa o ambiente de páginas de hipertexto na Internet) e log (diário) – diário na Web.
A possibilidade da publicação não é a único aspecto diferente do
também conhecido como “diário virtual”. Alguns autores acreditam que esta nomenclatura é incompleta para abarcar todas as possibilidades de criação e autoria, além da diversidade de uso desse recurso.
Destacamos as seguintes possibilidades de uso dos blogs como recurso pedagógico:
- Espaço de acesso e disponibilização de informações especializadas;
- Espaço para a publicação e metacognição;
- Ferramenta utilizada na organização de comunidades e grupos de ativistas de vários setores;
- Portfólio digital;
- Espaço de intercâmbio e colaboração;
- Espaço de debate;
- Espaço de integração.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário